NOTÍCIAS

SERVIDORES DO TCM PARTICIPAM DE EVENTO SOBRE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS

A Rede de Informações Estratégicas para o Controle Externo (InfoContas) realizou, entre os dias 8 e 10 de maio, a primeira edição dos seus encontros técnicos em 2024. O encontro aconteceu no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília, e contou com o apoio da Atricon, do próprio ISC e dos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Distrito Federal (TCDF). Estiveram presentes – pelo TCM – os assessores de informações estratégicas da Corte, Valfredo Roque Pereira e Hélio Jorge Paixão, e o encarregado de dados, Teotônio Barbosa de Santana.

Na ocasião foram divulgadas as capacitações que serão oferecidas pelo TCU, em parceria com o ISC aos Tribunais de Contas em 2024, e que são de interesse da InfoContas. Mais de 70 técnicos das Unidades de Informações Estratégicas dos TCs brasileiros participaram do encontro.

Entre os assuntos abordados, destaque para as ações realizadas pelos grupos de trabalho temáticos durante o ano de 2023. Também foram debatidas as estratégias previstas no Plano de Metas da InfoContas para o biênio 2024-2025.

Durante o evento, o coordenador da Rede InfoContas, conselheiro Renato Rainha (TCDF), enalteceu o trabalho de excelência realizado durante o congresso e ressaltou a importância de se buscar uma integração plena de todos os Tribunais de Contas do Brasil no LabContas.

O encontro foi marcado, também, por debates sobre temas relevantes para o controle externo, contando com painéis técnicos sobre as “Inovações no desenvolvimento da Matriz de Risco dos Fornecedores da Rede InfoContas”, apresentado pelos auditores Augusto Mattos, do TCE-BA, e Fabio Pellizzaro Centurione Scotto, do TCMRio. E sobre as “Possíveis irregularidades relacionadas a informações educacionais cadastradas no Censo Escolar, com uma abordagem sobre variação nos coeficientes de distribuição de recursos do Fundeb”, realizado pelo auditor do TCU, Darliton Dourado de Carvalho.

O evento contou, ainda, com uma apresentação sobre os “Riscos de despesas oriundas das Emendas PIX”, pelos auditores Evandro de Carvalho Bulcão Vianna, do TCU, Patrícia Lustosa Ventura Ribeiro, do TCE-PE, e Rogério Oliveira de Jesus, do TCE-ES.

Fonte TCM

MAIS NOTÍCIAS